Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Amigo é quem te socorre, não quem tem pena de ti.

Fico impressionada - cada vez mais - com as pessoas. Pronunciar: "Você é meu amigo, para sempre.Você é o melhor!" Está muito fácil.
É sério. Quem é mero colega, não dá pra dizer essas coisas. Experiência própria. Por que ser colega é fácil, difícil é ser amigo de verdade!
Eu acredito que amigo não se faz. Amigo se encontra. Sabe por quê? Quem é o melhor amigo do homem? O cachorro.
Os cachorros escolhem seus donos, certo? Certo. Aquele que ele nunca desgruda. Pois é, ele não fica brincando até ser amigo, ele desde a primeira vez que te viu, viu em ti um amigo. E como ele viu em ti um amigo, ele vai ser amigo, não colega de escola. Entende?
E nem tem como, pois cachorros não vão à escola. (risos) A que você vai, pelo menos não. Eu acho.
O que eu quero dizer é: Ser amigo é ser companheiro, na boa e na ruim. De amigos para festas o mundo está cheio! Não, não estou dissendo que tem que grudar na pessoa. Até porque quem é amigo mesmo entende o outro, que se cansa às vezes quando o amigo não desgruda.
Amigo de verdade te entende. Amigo de verdade geralmente se dá super bem com sua família. Assim como a sua família com a dele. E assim, possibilitando que vocês viajem juntos. Muitas vezes.
Amigo é aquele que te ouve, deixa você falar. E dá sua opinião. Para que você decida o que fazer. A verdadeira amizade também tem brigas - acho, eu não tenho uma assim para saber (risos) -, mas isso passa rápido. Enquanto vocês estiverem 'brigados', ele não vai sair correndo contar seus segredos para todos. E se fizer isso, já sabe. Não é seu amigo de verdade. Ele não vai te ameaçar. Eu acho que quando se tem um amigo de verdade, seus pais apoiam a amizade. O que eu também não sei, os meus nunca apoiaram muito. (risos)
E a moral desse post, é: Cuidado com as pessoas, elas nem sempre tem as mesmas intenções do que você. Nem sempre pensam como você, agem como você, recebem a mesma educação que você. E nem sempre gostam de você.

"Não pode ser seu amigo quem exige seu silêncio ou atrapalha seu crescimento." (Alice Walker)
"Amigo: alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo." (Elbert Hubbard)

(Frase do título: Thomas Fuller)

Ontem, hoje, amanhã e depois

Ontem estava triste. Alguns poucos motivos. E nada a favor.
Hoje estou bem melhor. Nada contra, nada a favor.
E amanhã? E depois? Só Deus sabe. É tudo muito imprevisível, não acha? Estranho, talvez. Minha autoestima oscila muito. Ontem, hoje, amanhã e depois. Cada dia é um jeito, uns completamente diferentes dos outros. Mas as situações são quase sempre a mesma. Instabilidades: uma das minhas principais características. Eu não sei se todo mundo é assim. Provavelmente não. De uma hora para outra, se eu estou feliz agora, daqui a pouco já estou triste ou algo do gênero. Vivo em uma montanha-russa. Ou quem sabe na roda gigante? Uma hora estou em para cima, outra para baixo. Normal ou de cabeça para baixo. Gritando de nervos ou calma, sem dar um pio.
Se eu não me entendo, quem vai me entender? Eis a questão.

domingo, 30 de maio de 2010

Cruel

Cruel é saber que tem um amigo, e ele estar distante. Cruel é ver todos saindo no final de semana, e você se consola, vendo reprise do Quinta Categoria na TV. Cruel é saber que pode ir mais longe, mas por isso ou aquilo não pode.
Cruel é sentir que tem algo para dizer ao mundo, e não saber o que. Cruel é sonhar, e ninguém te apoiar, ninguém acreditar na sua capacidade.
Cruel é ser sincera, e ninguém acreditar. É perceber que é cada vez mais raro ser como eu sou. É não ter a mínima curiosidade de beber e fumar, e muitos achar que é pura mentira, ou para dizer que é melhor do que o outro. É crer em coisas que muitos acham bruxaria, mesmo não tendo a mínima semelhança.
Cruel é amar várias coisas, e ninguém saber o que isso significa de verdade. É achar bobagem e que é apenas uma mania.
Cruel é não ter seus sentimentos respeitados, sendo atropelados, por palavras de quem nunca amou.
Cruel é ter grande da sua personalidade - ainda em formação - ignorada, classificadas como: Coisas de adolescentes.
Cruel é esta sociedade de hoje.

sábado, 29 de maio de 2010

Desistir? Jamais!

Como eu disse em um post anterior: "Para quem tem pensamento forte, o impossível é só questão de opinião." Trecho da letra da música "Só os loucos sabem" do Charlie Brown Jr.
O vídeo abaixo, do Renato Russo - ainda bem novo - fala basicamente isso. E ouvir esse incentivo dele, é algo que nos anima a seguir em frente, e nunca desistir.
Se sua fé está abalada hoje, não pode de deixar de assistir este vídeo. É bem curto, não demora muito para carregar. O vídeo tem bem menos de 1 minuto.
Eu gosto de ler umas frases do livro "O grande segredo - Para viver melhor". Peguei alguma dessas frases, fiz um papel de parede, e sempre quando estou desacreditada, defino como papel de parede, no meu computador. Faça o mesmo. Quem quiser o papel de parede está aqui, ao lado.
Diz assim:
"Você só envelhecerá quando parar de sonhar. Se hoje está na pior, o se julgue um derrotado, pois está a um passo dos homens de sucesso. Acredite na sua capacidade. Portanto siga em frente. A porta abre-se para você porque sua força está conectada à inteligência infinita. Tudo nesse mundo começa pelo pensamento."

sexta-feira, 28 de maio de 2010

As provas e as instabilidades da vida

Vida, o que você quer de mim?
Pensei que irias melhorar. Não adianta algo de bom acontecer e o resto estacionar, ou sumir. Me sinto um pouco perdida, pensando o que é para mim fazer aqui. Acho que nunca vou descobrir. Eu disse, acho.
Eu não tenho vontade de morrer (o que você provavelmente pensou). Não, eu tenho muito para viver. Será que tenho? Eu tenho muitas dúvidas.
Dizem que ninguém aparece na nossa vida por acaso. Eu estou começando a achar que não é bem assim. Como é ter uma pessoa na sua vida, se não está na dela? Isso pode se classificar como "meros conhecidos". Mas eu não queria que fosse assim. Queria? Não. A vida sabe. Sabe tudo, inclusive a prova que ela há de por no meu caminho, a qualquer instante.
Estou me sentindo rejeitada. Parece - ou é -, que não significo nada para muitos que conheço. Não quero passar assim, em branco, na vida de alguém. Eu não vim aqui para ser uma pessoa que não fez nada para melhorar a si mesmo e a sociedade, ou a vida de alguém - nem que seja uma pessoa - pelo menos.
A vida não é injusta. Mas eu precisaria de algo que me fizesse entender algumas coisas. Talvez seja questão de tempo. Mais tempo. Mais coisas para mim esperar? Eu me vejo em um momento que eu espero tudo.
Posso estar estudando. Posso estar bem com a minha família. Mas eu não estou bem comigo e nem com algumas pessoas.
Não sei como reagir muito bem com que eu ouço das pessoas. Eu simplesmente quero me ver livre de algumas. Não está certo, ou está?
Eu preciso de um amigo perto de mim, longe já tenho muitas coisas e muitas pessoas.
Mas o que tiver que ser, será! Seja o que Deus quiser, ele sabe, basta compreendermos as provas da vida. Eu ainda vou entender muitas delas - talvez a maioria - que não compreendi.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Insônia

São 22hs e alguns minutos. Assisto um programa de TV, em um canal de minha preferência. Tenho sono, ainda.
Passam-se por volta de uma hora, agora quase meia-noite, sinto que a minha noite vai ser daquelas. Insônia.
Viro para lá, viro para cá, na cama. O sono não vem. Rezo. Me levanto, bebo um copo de água. Minha Mãe pergunta: "Não dormiu, ainda?" Respondo desanimada:"Não!" Ela também devia saber que eu iria dormir muito tarde, naquela noite. Se dormisse.
Passam-se mais algum tempo. Já estou impaciente, começo a sentir uma revolta comigo mesma ou com sei lá o que ou quem.
Leio. Rezo. Assisto TV. Nada, já passou das 2hs da madrugada e ainda estou acordada.
No outro dia, ou melhor, naquele mesmo dia - pela manhã - teria aula, e precisava acordar cedo. Por volta de 7h15m. Precisava estar bem descansada para estudar.
Quatro horas da madrugada, agora já estou em um estado que não consigo nem pensar. A única coisa que eu conseguia pensar é que deveria dormir, chorava e me lembrava da noite em que fiquei acordada, foi horrível. Era na noite anterior da volta as aulas, no ano passado.
Não sabia mais o que tentar para dormir.
Quase cinco horas, assisto TV, um canal calmo e sereno. Ainda escorria de meus olhos algumas lágrimas. Finalmente, durmo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Duas opções: Uma escolha e a incerteza

É, eu não tenho certeza de nada. Isso às vezes, é irritante. Para outros e também para mim.
Quase sempre quando me perguntam alguma coisa, eu digo: Não sei! E o pior de tudo é quando me perguntam o que eu não sei. E acontece algo do tipo que quando sua paciência acaba e sua cabeça parece que vai explodir. (risos) Tenho duas opções e uma escolha. É muito difícil, não tenho certeza do que vai me deixar mais feliz, e vai valer mais a pena. Sem me arrepender depois. Todo mundo apoia a escolha que eu não estou muito a fim de tomar. Minha mãe me alerta: "Tenho medo que te arrependa depois. 15 anos é muito especial e só uma vez". Mas eu não quero festa, quero viagem. E todos querem a festa. E minha incerteza só aumenta.
Posso me arrepender depois e chatear quem espera por essa festa. Mas também posso me arrepender de ter escolhido a festa ou achar que a viagem poderia ter sido melhor. Posso estar sendo egoísta, ou não. Não sei. E ninguém ajuda. A decisão deve ser minha, mas alguém que não tem certeza de nada pode tomar uma decisão? Ajuda de meus amigos e família, já não adianta mais. A maioria vai querer a festa por motivos pessoais.
Queria poder viajar - o que vocês estão cansados de saber que eu amo - para um lugar fora do estado. Passar um tempo fora, longe de todo mundo. Umas férias maravilhosas. Gastar menos ou um pouco mais que em uma festa, mas a festa é só uma noite. A viagem é vários dias, diversão que não acaba mais, aventura, relaxar, calor, praia, comida boa, pessoas bonitas e diferentes, culturas diferentes e felicidade.
Qualquer uma das opções vão marcar para sempre na minha lembrança. Seja ela boa ou ruim. (risos)
Eu acredito que nada melhor do que comemorar com quem ficou toda minha vida comigo, meus pais e meu irmão. Os outros são importantes? Claro. Mas esses são os mais especiais possíveis para mim. Sem eles não seria nada. Seria uma forma de recompensar tudo o que fizeram por mim e o que ainda vão fazer, com certeza. Mesmo que não seja possível.
Para os outros eu já tenho uma ideia, foi a mãe que sugeriu. Eu aprovei. Não vão ficar esquecidos, e nem pode. Mas queria mesmo é viajar. Ainda mais que meu pai é tímido, e eu também. Já fomos pior. (risos)
E essas férias - se eu optar por isso, estou quase decidindo - vão valer a pena, tanto quanto a festa. Se sinta importante, você está lendo isso em primeira mão. Nem meus parentes sabem, só aqui em casa.Certeza, algo que não tenho. E ninguém entende isso. Eu acho, não tenho certeza!



Veja os post's anteriores sobre este mesmo assunto!

sábado, 22 de maio de 2010

A parte boa disso tudo?

Depois da chuva vem o...? SOL, isso mesmo! haha

Depois de tudo aquilo que eu disse no post anterior, eu vou dizer aqui para vocês, meus queridinhos cuthi-cuthi's, que se eu não fazer a festa, eu vou viajar!
Exatamente, o que eu mais amo fazer nessa vida. Para quem ama viajar, não tem nada melhor do que comemorar seu aniversário, viajando! Ainda mais uma data tão especial como a de 15 anos.
Eu estou muito ansiosa e feliz, por isso. Espero que chegue logo, quando eu tiver a confirmação do local - se eu viajar mesmo - eu posto aqui, ok?

Tenho ou não tenho?

Desde bem pequena já era alertada que tem pessoas boas e pessoas más. E eu já pensava desse jeito, para minha proteção. Mas também existem as verdadeiras e as falsas.
Graças a Deus, eu não conheço nenhuma pessoa assim. Eu acho.
Tem pessoas que eu não considero que sejam más ou então falsas. Mas não são nossas amigas, entende? Pois é, e esse é o meu problema.
Não sou do tipo que confia de primeira, posso até confiar, mas depois vou conhecendo a pessoa melhor e vai perdendo ou ganhando a minha confiança. Bom acho que vou direto ao ponto.

Sabe como é, não saber em quem se pode confiar? Sabe o que é não ter certeza que tenha um amigo?
Conceito da palavra "Amigo"
Amigo, sim aqueles que são verdadeiros e bons com você. Aqueles que não são só amigos para festas. Amigo na boa e na ruim, sabe? Eu não tenho certeza de que tenha um assim.
Esse é o meu problema. Sei que posso confiar na família, mas queria poder confiar em pelo menos um amigo, entende? Um amigo que não fale mal de ti para os outros, que te diga o que ele pensa do que você fez ou pretende fazer. Um amigo que se pode confiar, isso é o que está faltando no mundo. O amor e a amizade.

Este texto eu fiz para minha família ler, se ler. rs
É esse o principal motivo de eu não querer a festa do meus 15 anos.


próximo post: a parte boa de tudo isso

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tens que perceber

... que ninguém vai fazer o teu futuro! Ao não ser você mesmo.
Nada caí do céu, ao não ser chuva. Na vida muitas coisas valem mais do que o dinheiro, mas sem ele tudo fica muito complicado.
Se seus pais ou sei lá quem for, não te ajudem ou apoiam, não é por isso que vais parar de estudar. Ninguém estuda para outras pessoas e sim por si próprio. E depois, dá este orgulho de presente para teus pais e familiares com a tua vitória na vida, e para você também.
Já pensou quantas pessoas se arrependem profundamente de não ter estudado?
Teus filhos vão precisar do teu estudo O futuro é a gente quem faz! Sem o estudo não somos nada e não vamos a lugar nenhum!

terça-feira, 18 de maio de 2010

No sé

¿Qué me espera en ti? Lo que me une a ti?

Es normal que amar lo que no sabe siempre y para siempre?

Quería saber el secreto que me hace el amor. Me gustaría poder estar cerca de usted, pero no quiere estar lejos de aquí. Corazón roto en dos lugares, dos países, dos amores.

Por siempre y siempre te amé y te amo! Lo que me hace sentir? Creo que ya no importa, sólo sé que yo quería saber lo que esto significa el amor.

Yo tengo un sueño en mí que está brillando. No puedo dejarlo morir.

Y ahora, lo soy. No hay forma de ocultar.

Usted sabe lo que se está en esa oscuridad, con el sueño de lograr, y de ser un brillo de estrellas?

Sí, sé que está tan lejos de mí. Tengo que creerme, sólo para saber.

¿Qué era real, es lo que soy hoy. Lo que siempre quiso ser.

Tú eres mi amor, yo quiero conocerte, te voy a encontrar. Entonces yo quiero ser. Para siempre o sólo por un momento?

No importa, quiero sentir lo que es estar allí, está lejos de mí, pero dentro de mí, no puedo explicar ... el amor que siento por España.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Não fechou, ainda.

A ferida está aberta. De uma paixão antiga.
Me disseram que só quem diz de um jeito como eu falo, é quem tem medo de se apaixonar novamente por aquela mesma pessoa. Digo e repito: Eu tenho medo. Era um sentimento muito forte, me magoei muito, a ferida está fechando, ainda. Sei que já faz muito tempo, mas não está fechada. Quando me falam a respeito dessa paixão é algo que ainda dói dentro de mim. Só diz isso que nunca amou de verdade. Apesar de eu ser uma recém adolescente, eu já amei muito uma pessoa. E muitos não entendem, que ainda dói, e o passado volta, às vezes, na vida das pessoas. É esse o meu medo!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mãe!

Se eu precisar de uma mão, se eu precisar de alguém para contar meu maior segredo, meu maior medo, minha maior loucura, o meu maior defeito, meu maior sonho. Se eu precisar de alguém para me ajudar no que eu precisar eu sei com quem contar, sei também que se eu errar quem vai ser a primeira a me corrigir, se eu cair a primeira a me levantar, se eu precisar de um apoio emocional, de um conselho, de um puxão de orelha, eu sei quem vai fazer isso... Mas, se você precisar de alguma dessas coisas, ou outras que não consta nessa humilde mensagem, eu vou te dar. Por que eu sei que você me ama, com o maior amor e mais puro, sem querer nada em troca, além do meu sucesso e felicidade. E mãe, eu vou fazer o meu melhor para que isso se realize! Eu sei que tenho o seu amor de mãe, e você também tem o meu amor de filha!

Mãe, eu te amo!


Feliz dia das mães!
para todas as mães e filhos...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Me sinto insensível, às vezes.

Não sei se sou insensível ou não. Mas eu acho até um absurdo não sentir saudade de ninguém, não ser apaixonada por alguém, se abalar pouco com tragédias, etc. Isso é ser insensível? Eu não queria ser, mas na maioria do tempo não sou, eu acho. Tem vezes que me abalo quase sem motivos e outras tendo tantos motivos nem ligo. Estranho, né?
Eu não sei mais por onde começar um texto, daqui a pouco vou fazer outro post para outra situação minha. Achar que estou sendo insensível. Isso é ruim, ou bom? Não sei, sinceramente. Queria ter certeza de todas qualidades que tenho e todos defeitos. Talvez fosse mais fácil. Mas fácil é difícil de achar na vida.
Eu sou nova, eu sei, mas não me sinto com a idade que tenho, não quero que as pessoas me limitem só porque tenho idade tal. Gosto da palavra liberdade, gosto de poder fazer o que eu quero sem prejudicar outrem, gosto de ser eu mesma, sempre e para sempre. Não gosto de preconceitos, eu sofro alguns. Não quero que me limitem de algumas coisas só porque sou mulher. Não ligo para censuras na tv, não ligo para o que os outros acham que é certo que eu faço ou deixo de fazer. Eu sei o que é certo e o que é errado. Não vou morrer porque acham isso ou aquilo de mim... Só sei que eu acho que estou sendo insensível, ou apenas não ligo. Alguma sugestão?

domingo, 2 de maio de 2010

Não chora

Não chora porque eu vou ficar mal, sabendo que não posso fazer nada.
Fique bem, fique feliz.
Só aguente o tempo suficiente para mim poder te salvar, agora não dá, então não chora, por favor!
Não quero saber e não poder ter o que fazer, se for chorar me espera, para que eu possa te auxiliar do meu jeito, pode ter certeza que vai ser o melhor, melhor de mim.
Portanto, não chora, não!




Escrevi esse textinho ontem de noite, depois de dar uma vontade de repente de escrever isso, não tem muito haver comigo, mas tudo bem, pode servir para alguém que ler!

sábado, 1 de maio de 2010

Entenda o que preciso dizer...

Quanto mais eu rezo, mais assombrações me aparecem. O que adianta querer o bem dos outros se eles querem o meu mal? Eu sei que mesmo assim tenho que continuar querendo o bem deles, mas minha fé está abalada.
Meus maiores medos são possivelmente os maiores sonhos dos outros para que aconteça comigo! É o que parece. Sempre a culpa é minha, sempre a mais invejada sou eu... E depois não sabem o motivo de eu querer ir para outro lugar... Preciso dizer mais? Eu fico dias e dias, todas as tardes, finais de semana e feriados em casa. Depois querem que eu seja feliz.
Eles cobram de mim coisas só porque sou menina, outras coisas que eu não quero ser ou fazer, outras coisas que todos amam menos eu, e quer saber? Eu estou cansada disso tudo, falta muito tempo ainda que eu vou ter que aguentar as mesmas coisas todos os dias, até que um dia eu voe, e fique feliz. Me sustentando sozinha, vivendo sem tudo o que sempre me incomodou, e quem sabe aonde eu sempre quis estar, em Madrid. E se isso acontecer, eu espero que eu seja feliz, que não me decepcione, e não tenha que dizer de novo tudo o que eu disse aqui hoje!
Eu só quero ser feliz, fazer o bem, e principalmente viver: o que eu não sei muito bem o que é, preciso respirar... Alguém me 'libera' para isso?
Desejaram que acontecesse o maior dos meus medos, que vai atormentar possivelmente todo esse ano para ensinar aos outros, o que eu tenho a ver com isso?
Desde o final do ano passado todo mundo me atormenta com essa história, me deixando insegura, agora desejar que isso aconteça é o fim...
Eu preciso de um espaço só meu, onde eu possa organizar meus pensamentos, me livrar sozinha dos meus medos e isso é muito difícil de acontecer. Eu preciso de felicidade, privacidade, amizade, companheirismo, amor, liberdade, e paz. Não sei porque, mas acho meio difícil...

Ficção ou não